18% ? Estamos no lucro!!!

 

Após a vigésima quarta rodada deste Brasileirão – 18, foi publicada uma matéria com probabilidades e cálculos matemáticos sobre as chances reais de quem pode ser campeão e quem pode ser rebaixado.

Daí você, torcedor são paulino que já esta usando o simulador do “globoesporte.com” decide ler a reportagem e depara-se com a seguinte constatação:

“Internacional tem 50% de chances de título após vitória em clássico; São Paulo tem 18%”

Hã? Cuma? Onde?

Pois é, eu nunca fui muito bom com matemática, mas fiquei realmente sem entender o resultado dessa projeção sendo que:

• Ambos os times somam 49 pontos.
• Ambos os times configuram o mesmo número de derrotas, vitórias e empates.
• Ambos os times têm 45 pontos à disputar.
• Ambos os times terão 7 jogos em casa e 7 jogos fora.
• Ambos terão um confronto direto.

Então por que tamanha diferença no cálculo?

A matéria justifica a análise de acordo com o local da partida (dentro ou fora de casa), o retrospecto recente e os adversários que restam a cada clube enfrentar.

Ok, mas no parágrafo seguinte a mesma tese se contradiz quando afirma:

“Por causa disso, alguns clubes que estão atrás na tabela aparecem com mais chances de títulos que outros que estão à frente. O mesmo acontece na briga pelo rebaixamento, em que um time que já está na zona tem menos chances de cair…”

Ou seja, se um clube que hoje luta para não cair tem menos chances de cair (de acordo com o texto) por que na parte de cima o mesmo não acontece?

Outra coisa, se o raciocínio é este, podemos entender que o Internacional irá se complicar com adversários que hoje lutam para não cair como: Chape, Sport, Ceará, Vitória e Paraná. Enquanto que o São Paulo enfrentará equipes da “parte de cima” como Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras, porém, com todos muito provavelmente disputando finais de outros campeonatos que ainda disputam.

Pra mim, a reportagem soou genérica e tendenciosa demais. E fiquei com essa impressão só porque não posso afirmar que o jornalista responsável seja um gambá com medo do Bi – B. Afinal, na matéria eles configuram com apenas 0,8% de chances de serem rebaixados. Será???

Enfim, amigos tricolores, não se deixem levar por matérias rasas como essas. Como o próprio elenco e comissão vem afirmando, neste campeonato somos nós contra tudo e contra todos.

E se já tem matemático por aí afirmando que nossas chances de título são de apenas 18%, não tem problema! Pois, em 2008, em outra disputa contra gaúchos, as chances – segundo os especialistas – eram de apenas 1%. E no final todos nós sabemos o que aconteceu…

18%?
Para um time da nossa camisa essa porcentagem é puro lucro!

VAMO SÃO PAULO!!!

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe sua Opinião