Esquenta do clássico – O derby da capital

Desde 1915, Palmeiras e Corinthians protagonizam o maior clássico do mundo!!!

Confrontos históricos marcam quase 100 anos de rivalidade. São decisões de campeonatos paulistas, brasileiros e vagas em Libertadores… Coisas que não existem em Fla x Flu, Grenal ou Atletiba…

E no clima do derby de domingo, quando as diretorias se encontram para tentar fazer um papel que não lhes compete, este blog tenta preservar  a rivalidade e expõe o ponto de vista da arquibancada.

Somos Palmeiras x Corinthians!

 

por Paulo Del Fiori –  Histórica e comprovadamente, nosso maior freguês!

Ah como é bom reencontrar nosso maior freguês!!!

Mas nada melhor do que reencontrá-lo exatamente do jeito como ele é de verdade… Sim, porque este time sendo campeão de Libertadores, de Mundial, “construindo” estádio e etc, não combina!

O clube e a torcida que vemos hoje são o retrato fiel (com o perdão do trocadilho) do que é e sempre será esta instituição, desde 1910.

Na verdade, alguns historiadores, com os quais eu coaduno, costumam cravar o surgimento deste clube apenas no recente ano de 1990, e não em 1910, ao menos do ponto de vista futebolístico… isso porque ganhar o primeiro título de expressão com 80 anos de idade deveria representar o marco inicial de uma história até então inexistente.

Bom, mas isso é outra história… Como eu ia dizendo, A TRADICIONAL FORÇA DO MAL AGE NOVAMENTE NO FUTEBOL BRASILEIRO!!!

Vejam a essência deste nosso rival não é outra senão a que se apresenta agora: INVASÕES EM CENTRO DE TREINAMENTO, EMBOSCADAS, BRIGAS ENTRE TORCIDAS, BRIGAS COM A POLÍCIA, JOGADORES ABANDONANDO O CLUBE POR PURO PÂNICO… SEM CONTAR A SEMPRE PROVIDENCIAL AJUDA DA ARBITRAGEM E, MAIS RECENTEMENTE, O “SINGELO” E NADA DISCRETO APOIO GOVERNAMENTAL… ESTE É O VERDADEIRO, LEGÍTIMO E AUTÊNTICO TIME MARGINAL!

Para um saudosista como eu, não há nada melhor do que ver as coisas voltarem ao normal!!!

E no próximo domingo a normalidade estará completa: A histórica e reconhecida freguesia daqueles para conosco voltará a desfilar no templo do futebol paulista!!! Quando eu me refiro a eles como fregueses, não pensem que é um exagero. ISTO É REAL!!!

Comparo este confronto com algumas rivalidades absolutamente desequilibradas ao redor do mundo. São elas: Barcelona X Espanyol; Real Madrid X Atlético; Liverpool X Everton; Celtic X Rangers; United X City, entre tantos outros…

E assim é Palmeiras X Time de futebol do Governo Federal.

E eu sou testemunha ocular de grande parte da escrita desta histórica freguesia, a partir de 1974 (que não vi, mas ouvi), passando por 1993, 1994, 1999, 2000..

Que saudades de você… seja bem vindo ao Pacaembu, pode entrar, fique a vontade, afinal a casa é sua mesmo, não é?

Hoje vamos destruí-los.

 

 

por Giuliano Martins  – Sim, esse “ainda” é considerado nosso maior rival.

Corinthians x Palmeiras é lembrado por torcedores dos 2 lados como um clássico que sempre gerou polêmicas e reviravoltas para os 2 clubes. Desde a fundação, onde muitos historiadores dizem que o Palmeiras foi fundado de um “racha” da diretoria Corinthiana, onde os Italianos Fascistas se dirigiram para a Barra Funda.  Existem diversas outras hipóteses para a fundação deles.

Os últimos jogos entre as duas equipes, demonstram nossa superioridade sobre o “ainda” rival alviverde. Digo ainda, porque continuamos com menos vitórias que eles no total dos confrontos. Isso se 4 vitórias de diferença em um total de 282 jogos for considerado freguesia, sim, somos fregueses. Mas seria isto “Real”? Somos “Fregueses” da porcada?  (www.ogol.com.br)

Ao mesmo tempo, nos últimos 12 confrontos, perdemos apenas 1 jogo. E olha que tivemos momentos ruins neste intervalo, ou alguém esquece do confronto pós-eliminação para o Tolima, onde vencemos por 1×0 com gol do Alessandro em um Pacaembu com mando de campo da Porcada?

E neste mesmo Pacaembu, estamos a 18 anos sem perder para eles. Realmente acho que existe um freguês na história.

Sim, a fase alviverde é momentaneamente melhor. E dizer que eles não são favoritos, seria loucura de minha parte. E esse favoritismo me anima meus caros, afinal, é muito melhor tirar sarro da cara de um Palmeirense, quando ele “finalmente” tem condições de te enfrentar e não chutar cachorro morto, como diz o ditado popular. E olha que um jogo com essas condições foi difícil nos últimos anos viu?

Já o Palmeiras adora estes momentos, onde o rival esta em baixa. Até conseguir patrocínio pontual para o Clássico eles conseguiram. E foram 4 viu ? Estou acostumado a ver esse episódio em jogos da primeira fase da copa do Brasil, e não no considerado “Maior Clássico brasileiro”.

E não é por coincidência que eles sempre aparecem em nosso caminho para nos tirar da crise. Domingo não será diferente.

Ah, e podem se gabar por ser “Nosso maior rival”, afinal, todos os outros dizem isso quando jogam contra nós, Corinthianos.  Com os demais, a reciprocidade não é confirmada por nós.

 

 

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe sua Opinião