Libertadores é tão importante assim?

Depois do último jogo da quarta feira contra o Guarani do Paraguai, fiquei com a cabeça quente e os nervos à flor da pele, cuspia fogo, xingava jogadores, dirigentes, técnico, juíz, Conmebol e tudo mais que você pode imaginar.

Depois de por as idéias no lugar, e ver a atrocidade que aconteceu entre Boca x River, venho pensando e buscando algumas informações sobre o torneio de maior importância para o continente.

Jornalistas, repórteres, os times, e nós torcedores sempre nos referimos que Libertadores é guerra, que o pau pode quebrar, que juiz não dá qualquer faltinha, que se ganha campeonato não só na bola e sim com um pouco de malandragem.

Eu acredito que Libertadores é assim mesmo….pois hoje qualquer toque, trombada, empurrão vira caso de polícia, vira caso para tribunal decidir o futuro desse ou daquele.

Claro que o que aconteceu em Bombonera é outro assunto, está fora do alcance do árbitro e é claro que a entidade que organiza o caso deve tomar as providências cabíveis e de direito. Mas não precisava ser assim tão branda…4 jogos de portões fechados? O que aconteceu lá foi um crime premeditado, diferente do que aconteceu com o Corinthians na Bolívia, que foi um acidente, que também cabia pena e assim foi tomada!

Mas o que poderíamos esperar da Conmebol que paga valores ridículos aos clubes que participam de suas competições? O que esperar de uma entidade controlada por pessoas que querem se perpetuar no poder?

Se compararmos as premiações do campeonato Paulista com a Libertadores, é mais viavel ser campeão Paulista!!!
Acredite…em 2012 o Timão faturou com o título sul americano aproximadamente R$ 10 milhões, e no título paulista de 2013 o Coringão levou para os seus cofres cerca de R$ 15 milhões. Claro que a alta do dólar dos últimos meses, faz com que hoje a Libertadores tenha o mesmo prêmio que um campeão estadual Paulista de 2015.

A única divergência é o alcance do ibope das competições, e é onde os clubes passam à arrecadar com patrocínio e com ingressos.

Mas se fizermos a comparação com a Champions League os números são mais assustadores. Enquanto a Copa Libertadores distribui entre seus participantes 17 milhões de Euros, a Champions paga 754 milhões de Euros. Um time eliminado na primeira fase do maior campeonato de clubes do mundo recebe o dobro do que o campeão da taça sul americana.

Libertadores
fonte: http://www.tudotimao.com.br/news.asp?nID=90634

Além dessa discrepância, a entidade européia tem seu capital aberto com relação aos recebimentos de patrocinadores, e a Conmebol esconde seu faturamento, sendo assim é impossível dizer quanto realmente vale a Libertadores da América.

Claro que eu sempre quero que meu time seja campeão de todos os campeonatos que participa, e quero sempre que vença o mais importante. Mas se for para o bem financeiro, é melhor continuar a ser campeão do Paulistinha do que da Libertadores!

Compartilhe!
  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
    8
    Shares

Deixe sua Opinião