Política e Futebol: Estrela Vermelha vs Partizan

Partizan vs Estrela Vermelha é o clássicos mais violentos do mundo, e que sempre causa problemas.
No último confronto foram mais de 100 prisões de ambos os lados.

 

partizan-zvezda-bakljada-365x205

 

Estrela vermelha – Fundado por um grupo anti fascista depois da segunda guerra. Para se manter, o clube recebeu dinheiro da polícia da antiga Iugoslávia.

Sua torcida organizada é conhecida como uma das torcidas mais politizadas da Europa, durante décadas não usavam palavrões ou gírias em suas músicas. Diziam que era para mostrar sua cultura superior em relação às outras.
A torcida organizada “Os Heróis”, foi fundada por um integrante da antiga polícia secreta Iugoslava. Deles, surgiu um dos principais grupos paramilitar da guerra dos Balcãs, que devastou a antiga Iugoslávia. Ao grupo foram atribuídas 2 mil mortes de croatas e bósnios. Devido a isso, após a guerra, muitos desses torcedores foram assassinados.
grobari-velika100490220121024091610

 

Partizan – Fundado pelo exército comunista pós-segunda guerra, para se manter o clube sempre recebeu dinheiro do exército. Sua torcida organizada, praticamente todos os jogos, brigava com a polícia. A torcida organizada “Os Coveiros” se declarou por anos a favor da União Soviética.

 

classico-entre-estrela-vermelha-e-partizan-termina-com-feridos-e-detidos-em-belgrado-na-servia-1259447795943_300x300

 

Em 2010, o brasileiro Cléo trocou seu clube pelo rival, ele pensou no dinheiro e não na cultura, história e rivalidade. Resultado, no primeiro clássico as cadeiras foram arrancadas e jogadas no campo, após ele marcar gol para seu novo clube. Cléo recebeu ameaça de morte pela torcida dos dois clubes, o que fez ele pedir para ser transferido, indo para a China.

Apesar de tudo isso, você consegue imaginar essas duas torcidas se unirem? Sim, isso é possível, mas vai ficar para a próxima postagem.

Compartilhe!
  • 28
  •  
  •  
  •  
  •  
    28
    Shares

Deixe sua Opinião