Real Madrid x Barcelona – Rivalidade Política

No futebol espanhol, até 1930 havia 3 grandes clubes: Barcelona, Atletico de Madrid, Atletic Bilbao.
Nos anos 30 deu-se início a guerra civil espanhola, seguida da ditadura de Francisco Franco (1930 a 1975), nesse período o Real Madrid passou a representar o poder político de uma ditadura militar.
O primeiro passo para que isso acontecesse foi construir um estádio para o Clube. O ditador Franco contratou o renomeado arquiteto Luis Alemany, o qual fez diversos projetos famosos, assim o estádio nasceu e recebeu o nome de um general do exército franquista e presidente do Real Madrid: Santiago Bernabeu.
O Segundo passo foi proibir todos os times e todos de falarem o idioma catalão, ou usarem objetivos e bandeiras da Catalunho.

 

cataloniaO terceiro passo foi proibir que os estabelecimentos públicos tivessem bandeiras que não fossem da Espanha, assim a bandeira da Catalunha passou a ser vista apenas no escudo do Barcelona e no camp nou, que se opôs a Lei.

No início dos anos 50, o exército franquista matou o presidente do Barcelona, Josep Sunyol, e ainda ordenou que a partir daquele momento todos os presidentes do Barcelona seriam escolhidos pelo ditador Franco; e assim o Barcelona ficou por 35 sem escolher o seu próprio presidente.
Nesse período o Barcelona criou o slogan que é utilizado até hoje: “Mais que um clube”, ou em catalão “Més que um club”, e o jogo contra o Real Madrid passou a ser muito mais que um jogo, era uma briga de interesses políticos entre os espanhóis e Madrid e os catalães que até hoje lutam por sua independência.

 

Compartilhe!
  • 10
  •  
  •  
  •  
  •  
    10
    Shares

Deixe sua Opinião